Iniciando um MSA no Quality


Iniciando um MSA no Quality

   O estudo MSA, ou Análise de Sistemas de Medição (Measurement System Analysis, em inglês), é uma abordagem sistemática e estatística utilizada na análise de qualidade de produtos para avaliar a confiabilidade e a precisão dos sistemas de medição. Essa análise é crucial para garantir que as medições realizadas sejam consistentes e capazes de proporcionar dados confiáveis sobre a qualidade do produto em questão.

   O MSA é aplicado principalmente em contextos de controle estatístico de processos e gerenciamento da qualidade, onde a precisão das medições é fundamental. Ele visa identificar e quantificar as variações associadas aos instrumentos de medição, operadores e qualquer outra fonte de variação que possa afetar a confiabilidade dos resultados.

Para iniciarmos o MSA devemos logar no Quality1 e clicar no menu lateral esquerdo MSA > Lista

Na lista que abriu, veremos todos os MSA's cadastrados, e podemos: 

- Visualizar o cronograma das atividades do MSA, clicando em cima do Código do MSA, como indicado na seta amarela.

- Excluir um MSA, marcando ele no marcador do inicio da linha e clicando no botão "Excluir", como indicado na seta vermelha

- Criar um novo MSA, clicando no botão "Incluir", como indicado na seta verde.

Quando clicamos no botão incluir, vemos o painel de Cadastro do estudo e precisamos preencher corretamente todos os dados solicitados; Código, Instrumento de Medição (criado previamente), Descrição, Responsável, Família, Validade, o campo Arquivo se refere ao certificado de calibração do instrumento selecionado a cima, Revisão, Data de revisão e Observações, Logo após, podemos clicar em salvar.

Pronto, temos o MSA cadastrado com sucesso, agora podemos realizar as atividades do cronograma do MSA.


Você achou esse artigo útil?